HOMEPAGE   PT / EN
PROCURAR
  APRESENTAÇÃO
  MENSAGEM PRESIDENTE
        2014
        2013
        2012
        2011
        2010
        2009
        2008
  ESTRATÉGIA & OBJETIVOS
  CRITÉRIOS INVESTIMENTO
  FACTORES DE SUCESSO
  ESTRUTURA DO GRUPO
  CONSELHO ADMINISTRAÇÃO
  RESPONSABILIDADE    SOCIAL
  RATING
  HISTÓRIA
Mensagem do Presidente (R&C 2014)
 

Caros Acionistas,

O ano de 2014 foi marcado por uma recuperação económica da Zona Euro, a qual se foi consolidando progressivamente a partir de meados do ano. Adicionalmente, vários fatores têm dado recentemente um impulso adicional à atividade na Zona Euro. A queda dos preços do petróleo está a resultar num aumento do rendimento disponível real, o que por sua vez promove o consumo das famílias. Por outro lado, o recente movimento de depreciação da taxa de câmbio do euro face às moedas mais relevantes tende a ser um fator catalisador das exportações.

Durante o ano de 2014, para além do além de manter as taxas de referência em 0,05%, o BCE anunciou a criação de um relevante mecanismo de compra de ativos a implementar durante 2015 e parte de 2016. Estes movimentos devem continuar a contribuir para aliviar as condições de financiamento nos países do Sul da Europa e melhorar o acesso ao crédito.

O ano de 2014 foi um ano de consolidação da estratégia e da atividade do Grupo Orey, tendo sido tomadas decisões importantes que aumentam o potencial de crescimento do Grupo e têm dado seguimento à nossa estratégia de transformação e investimento na área financeira.

Com efeito, 2014 foi um ano em que nos concentrámos ainda mais em duas áreas de negócio: em primeiro lugar, os serviços financeiros, com base em uma tecnologia diferenciada e de ponta, oferecendo quer serviços de retalho quer serviços para clientes institucionais e, por outro, a área de gestão de ativos / merchant banking. Este posicionamento de gestão ativa do portfólio de negócios, tem por fim a reorientação de todos os nossos investimentos para o setor financeiro, em linha com a nossa estratégia. Neste contexto, estamos cada vez mais preparados para enfrentar o futuro, o qual entendemos ser promissor e que encaramos com entusiasmo e dinamismo.

Este foi também um tempo de gestão ativa do Banco Inversis, cuja aquisição transformou o Grupo, aumentando significativamente a nossa presença em Espanha, e complementou de forma decisiva a nossa oferta de serviços e produtos diferenciados, o que nos permite entrar decisivamente no mercado institucional, com uma oferta com vantagens competitivas à escala global.

Levámos a cabo o processo de cisão da área de retalho do Banco Inversis, a qual foi adquirida pelo Andbank tendo sido este um processo complexo e que foi concluído quase no final do ano com assinalável sucesso. Este era um passo necessário para finalizar a aquisição da nossa posição de 50% no Inversis ao nosso parceiro, a Banca March. Ao lado dele, a Orey tem vindo a trabalhar para garantir uma execução de excelência ao nível da gestão do negócio do Inversis, a fim de continuar a alavancar as oportunidades de crescimento que se colocam ao Banco Inversis quer nos mercados onde já opera quer em novos mercados a explorar. Queremos tornar o Banco Inversis, um parceiro de referência para todas as instituições financeiras. E as boas perspetivas começam a dar bons resultados!

O atual ambiente de taxas de juro, com níveis historicamente baixos, coloca na gestão do negócio bancário de retalho desafios muito exigentes ao nível da rentabilidade. É neste contexto que os serviços do Inversis, que possibilitam um “outsourcing” total das operações, do IT e do “back-office”, permitem ganhos de eficiência significativos aos seus clientes. Ao posicionar-se como um prestador de serviços altamente qualificado e eficiente, o Inversis apresenta de um potencial de crescimento muito animador.

Em 2014, apesar de ter estado imerso no complexo processo de cisão, o Inversis apresentou um bom desempenho aumentando seus ativos sob custódia em 12% face a 2013 para 49,2 mil milhões de euros e alcançando resultados de 10,16 milhões de euros

Quanto aos serviços financeiros dirigidos ao retalho, na Orey Financial, 2014 foi um ano de consolidação da atividade e de processos, mas também de crescimento. Em Portugal, na corretagem online, o enfoque esteve em melhorar a eficiência e aumentar o número de contas abertas, o que foi alcançado com sucesso. Em Espanha houve um aumento significativo no número de clientes e também ao nível da atividade. Estes resultados na Orey Financial em Espanha deixam-nos orgulhosos, mas funcionam também como um tónico para continuar a investir e a fazer cada vez mais e melhor.

Ao nível do Private Equity, continuámos a implementar uma gestão ativa e oportunista dos ativos e do capital investido, procurando oportunidades para gerar valor. Neste contexto, a Orey aumentou a sua posição na Lynx Transports and Logistics para 100% do capital como medida preparatória para a potencial venda desta companhia. Ainda dentro da estratégia implementada neste segmento e de acordo com este posicionamento, a Orey vendeu o que faltava da empresa Horizon View à equipa de gestão para que esta ficasse com cerca de 49% do capital da empresa. Adicionalmente, a Orey está em negociações avançadas para vender a maioria do capital das empresas do grupo em Angola e Moçambique, esperando que essa transação seja concluída durante 2015 e que permita a cristalização de um valor significativo nestas operações.

No Brasil, onde temos investido em distressed assets, continuámos a avançar na resolução dos processos judiciais em curso quer na FAWSPE quer na OPINCRIVEL. Continuámos também a posicionar os nossos investimentos de modo a minimizar perdas, através da compra de créditos, e maximizar ganhos, através de exposição de equity com elevada alavancagem e potencial de valorização. Estou confiante que estamos cada vez mais próximo de materializar retornos sólidos que permitiram pôr em valor a experiência e a capacidade de gestão que desenvolvemos ao nível desta classe de ativos.

Neste contexto, o Grupo Orey teve apresentou resultados de 1,53 milhões de euros em 2014, embora ainda sem considerar a consolidação da atividade do Banco Inversis. Este resultado está afetado negativamente por todos os custos humanos, materiais e financeiros que tivemos com o Investimento e Gestão do Banco que não tiveram a contrapartida de 50% dos cerca de 10 milhões de euros de resultados do Banco.

Para implementar a nossa estratégia e alcançar os nossos objetivos, contamos com uma equipa experiente e com capacidade de gestão adequada. Ambas têm sido fortalecidas ainda mais ao longo do último ano, incorporando quadros externos de empresas de referência com reconhecido talento e experiência, que vêm contribuir para que a Orey continue a ser diferenciada também pela qualidade dos seus ativos humanos e para que o processo de renovação das equipas continue levando a empresa para outro patamar.

O ano de 2015 começou agora e apresenta-se já como um ano recheado de desafios, mas também de oportunidades: queremos continuar a utilizar o nosso capital e os nossos recursos de uma forma ainda mais eficiente e eficaz, concentrando os nossos esforços em oportunidades de crescimento, enfocadas na área financeira. Queremos continuar a fortalecer a nossa capacidade de gestão e continuar a trabalhar para alcançar nosso objetivo último que é melhorar o retorno sobre o capital investido.

Estou certo que 2015 vai ser um ano de renovada ambição! Acredito que, graças a todos e a cada um dos profissionais que trabalham na Orey, iremos continuar a executar a nossa estratégia num ambiente competitivo e complexo. O nosso compromisso e o nosso trabalho são a base do nosso sucesso.

Uma palavra de agradecimento aos nossos stakeholders; clientes, fornecedores, bancos, investidores, pelo apoio e confiança depositados em Orey. Estamos certos que vamos continuar a merecer a sua confiança através de uma boa execução e de uma oferta diferenciada de serviços.

A minha palavra final é para os acionistas; sem eles o ano de 2014 não teria sido possível.

Duarte d’Orey

 

Home > Mensagem CEO
Imprimir esta página
GRUPO OREYINVESTIMENTOSPRESENÇA GEOGRÁFICAINVESTIDORESNOTÍCIASGABINETE DE IMPRENSACONTACTOS
APRESENTAÇÃOPRIVATE EQUITYPORTUGALORGÃOS SOCIAIS IMAGEM CORPORATIVA
MENSAGENS PRESIDENTESTRATEGIC ASSETSESPANHAESTATUTOS OREY @ MEDIA
ESTRATÉGIA & OBJECTIVOSALTERNATIVE INVESTMENTSBRASILASSEMBLEIAS GERAIS GALERIA
CRITÉRIOS INVESTIMENTOREAL ESTATEANGOLACOMUNICADOS AO MERCADO
FACTORES DE SUCESSOFIXED INCOMEMOÇAMBIQUECOTAÇÕES
ESTRUTURA DO GRUPOOTHER ASSETSINFORMAÇÃO FINANCEIRA
CONSELHO ADMINISTRAÇÃOCALENDÁRIO DE EVENTOS
RESPONSABILIDADE SOCIALGABINETE APOIO INVESTIDOR
RATING
@ COPYRIGHT OREY ANTUNES